top of page

5 dicas para reduzir os custos de sua empresa

  • Foto do escritor: Wagner Giovanni de Oliveira Fontes
    Wagner Giovanni de Oliveira Fontes
  • 22 de ago.
  • 3 min de leitura

A gestão estratégica de custos é um ponto crucial para o sucesso de qualquer empreendimento, mas uma boa gestão de custos não se limita a simplesmente reduzi-los. Como economizar de forma inteligente, buscando assim uma rentabilidade sustentável?


Muitas vezes uma gestão de custos inteligente implica em aumento de gastos no curto prazo visando sua redução a médio e longo prazo. Como uma empresa que, por exemplo, adquire painéis de energia solar - irá, obviamente, ter um gasto maior no médio prazo, mas a redução de sua conta de energia a médio prazo será uma excelente opção de redução de custos. A longo prazo, a energia deixará de ser custo para ser um ganho.


Somente uma gestão eficiente de custos pode identificar gastos supérfluos que comprometem a saúde financeira de qualquer organização. Veja 5 dicas importantes que o ajudarão nesse processo estratégico:


1. Identifique seus gastos estratégicos

Um dos maiores erros na gestão de custos é reduzir gastos poucos relevantes em termos financeiros, mas cruciais em outras áreas, como reduzir o cafezinho, por exemplo. Em linhas gerais, os gastos com café representam pouco impacto nas finanças - mas podem fazer um estrago na motivação, ou até mesmo no clima organizacional de sua empresa.


Para separar gastos estratégicos de gastos irrelevantes do ponto de vista financeiro, a literatura de custos oferece a chamada curva ABC. Relacione seus gastos em ordem decrescente de valor e o separe em três grupos:


A - Os que representam 80% do total de gastos, e por isso o gestor deve ter atenção redobrada;

B - Os que representam 15% do total dos gastos, e também requerem atenção do gestor;

C - Os que representam 5% do total dos gatos, e que causam pouco impacto financeiro na organização.


É fundamental entender nesse processo que seus gastos estratégicos estão na Curva A, aqueles que sustentam o sucesso de seu negócio. A análise aqui não é reduzir gastos sem critérios e sim, responder quais gastos realmente importam, quais gastos geram retorno para a organização. Muitas vezes, gastamos pouco com os custos estratégicos e gastamos muito, com os custos supérfluos.


2. Comprar bem também é reduzir gastos

Mantidos o padrão de qualidade e os valores empresariais, neste momento cada centavo conta. A grande sacada não é comprar barato, o que muitas vezes gera perda de qualidade, e sim, comprar bem.


A falta de planejamento na produção, por exemplo, é um grande gargalo - quando se compra uma matéria-prima de última hora, se paga mais caro pela falta de uma simples programação de compra.


3. Defina orçamento para seus gastos

Tenha em mente quanto quer gastar com cada área de sua empresa, uma ferramenta muito simples, que chamamos de orçamento. A elaboração de um orçamento empresarial cria metas a serem cumpridas em cada setor de sua empresa, e traz uma referência muito poderosa ao saber quanto posso gastar, mensalmente, em cada um dos setores da organização.


Quando algum gasto extrapola a sua meta, você cria uma reflexão de como isso aconteceu e como você irá trabalhar para atingir a meta no próximo mês.


4. Analise os resultados

Documentar seus gastos parece algo óbvio, mas é uma falha em muitas organizações. E não basta apenas registrar seus gastos - é fundamental uma análise periódica (pelo menos mensal) da evolução e qualidade dos seus gastos, sempre visando responder: "quais benefícios esse gasto gera para meu negócio"?


5. Conhecendo o negócio para ter sucesso

A maioria dos autores em gestão estratégica de custos concorda que para se conseguir uma eficiência autêntica nessa área, é preciso, em primeiro lugar, que o gestor conheça profundamente o negócio em que atua.


Isso significa ter bem definido quais são os valores que sua organização entrega, quais sãos as verdadeiras necessidades de seus clientes, saber quais são suas principais fraquezas e forças internas e, também, quais as ameaças e oportunidades de mercado.


A partir dessas informações, é possível realizar todo um planejamento estratégico, visando reduzir custos e criar um ambiente favorável para o crescimento e melhoria contínua.


Como está o gerenciamento de custos em sua organização? Quais são suas estratégias? Quer conhecer outras ferramentas para uma gestão financeira eficiente?


Cadastre-se em nosso site e fique por dentro de novidades da área e dicas valiosas que contribuirão para a boa gestão de sua empresa.

 
 
 

Comentários


bottom of page